quarta-feira, 25 de março de 2015

A importância dos primeiros anos de vida



Sabendo da importância dos primeiros anos de vida para a construção dos alicerces da personalidade e do conhecimento das crianças. A Creche Raio de Sol busca atendê-las em todas as áreas do seu desenvolvimento. Através da ampliação de projetos e atividades e do acesso a um ambiente educativo mantido em padrões estruturais e humanos de excelência, onde poderão se desenvolver em todos os aspectos (cognitivo, social, afetivo, espiritual e físico) e vivenciar sua infância inteiramente acompanhadas por um olhar individual e coletivo. 

O cuidar e educar são ações indissociáveis e base de sustentação no processo educacional da criança nessa primeira fase da vida que são marcados por intensos processos de desenvolvimento. Durante o cotidiano escolar, as crianças têm seus cuidados com o asseio e a higiene pessoal realizados; acesso a brincadeiras em um ambiente aconchegante, seguro e estimulante; acesso a proteção, alimentação sadia, possibilidade de expressão e comunicação; que favorecem o desenvolvimento da identidade e personalidade integral de cada uma.

Para desenvolver todas as potencialidades de cada criança, no dia-a-dia escolar, os trabalhos pedagógicos procuram contemplar o caráter lúdico e prazeroso das atividades e o amplo atendimento às áreas de necessidade da criança através de ações planejadas, ora espontâneas, ora dirigidas. Também é contemplado pelos eixos que baseiam a educação infantil, tais como a Linguagem Oral e Escrita, Matemática, Natureza e Sociedade, Educação Religiosa, Identidade e Autonomia, Artes Visuais, Música e Movimento, através da criação de diversas situações onde as crianças acessam importantes oportunidades de aprendizagem. Exemplo disso é a própria vivência artística de cantar, de ser observado e aplaudido, é capa de causar emoção e prazer em cada criança. Por outro lado, vemos cada criança utilizando recursos de oralidade e gestuais, além da concentração que cada um realiza para poder apresentar-se. Vemos que esse momento contribui para o fortalecimento da auto-estima de cada criança e com a valorização de suas produções vocais, corporais e gestuais, de modo que essa valorização é um aspecto fundamental para todo aprendizado.

Na Educação Infantil a educação deve ser um caminho seguro para que a criança construa sua personalidade, baseada em valores, como por exemplo: a liberdade pelo conduzir os pequenos a tomar as decisões. Assim, eles estão construindo a sua própria autonomia.
A educação infantil na Raio de Sol busca proporcionar e criar um ambiente familiar de cuidado e educação, em que existem princípios pedagógicos sendo aplicados, em uma atmosfera de proteção, segurança, vínculo e afetividade onde a criança se sente aceita na sua originalidade e respeitada em sua formação integral. 

A tarefa de educar talvez seja a maior missão que uma pessoa possa ter. No mundo atual é fácil encontrarmos pessoas que são mestres em matemática, idiomas, tênis, mas não é tão fácil encontrarmos pessoas sinceras, generosas, responsáveis e de toda uma série de valores. Por isso, a Creche Raio de Sol percebe que este é um tempo bom e propício para semear, o que fazemos na vida das crianças não fazemos para o momento, mas para toda a vida por que a riqueza do mundo são as crianças.


Como diz o Papa Francisco:

“As crianças guardam pureza e simplicidade interior. Elas não são diplomáticas. Dizem o que sentem e vêem, não tem duas caras. As crianças trazem alegria, esperança, certamente acarretam preocupações e por vezes, problemas, mas é melhor uma sociedade preocupada e problemática do que uma sociedade triste e cinzenta, sem crianças!”

Assim a Raio de Sol busca semear a boa semente nesta faixa etária, pode ser que elas não aprendam tanto com a inteligência, porém guardam no coração, o aprendido e vivenciado fica no subconsciente, porque esta é a idade apropriada, as crianças estão abertas para receber a semente do bem, do amor, da verdade e da generosidade e nós educadores procuramos deixar em suas vidas a nossa marca: a educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário